São João Batista Piamarta





Biografia de São João Batista Piamarta

        Pe. João Piamarta nasceu na cidade de Bréscia, norte da Itália, no dia 26 de novembro de 1841 e foi batizado na Igreja paroquial de sua cidade. Sua Família era muito pobre e aos nove anos de idade ficou órfão de mãe, por isso foi amparado e educado pelo avô materno. Tendo concluído a 5ª serie, foi encaminhado para trabalhar numa fábrica de colchões. Ficou doente por causa do trabalho, por isso o patrão lhe ofereceu a possibilidade de passar as férias na cidade de Vállio. Nesta cidade conheceu o Padre Pezzana, pároco da cidade, o qual descobriu e cultivou de sua semente de sua vocação sacerdotal.
     Pe. Piamarta entrou no seminário e os anos se passaram vagarosos e cansativos. A sua saúde enfraqueceu em conseqüência das muitas horas que passava debruçado sobre os livros. Foi ordenado dia 23 de dezembro, de 1865, com 24 anos de idade.  Desenvolveu sua atividade pastoral como vigário na cidade de Carzago Riviera, em Bedizzole, na paróquia de Santo Alexandre, em Bréscia, e enfim como responsável pela paróquia de Pavone Mella.
      No dia 3 de dezembro de 1886, numa primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, com a Celebração da Santa Missa, ele iniciava sua atividade em favor dos jovens pobres. Em fevereiro de 1887, Padre Piamarta deixava definitivamente a Paróquia para se dedicar aos jovens do Instituto Artigianelli.
     Pe. Piamarta sentiu profundamente o problema dos jovens camponeses, por isso, no dia 11 de novembro de 1895, com a ajuda do Pe. Bonsignori fundou a Colônia Agrícola de Remedello.
     Pe. Piamarta fundou também a Congregação Sagrada Família de Nazaré, no dia 25 de maio de 1902, para dar continuidade a sua obra em favor da juventude pobre. Juntamente com a Madre Elisa Baldo, fundou a Congregação das Irmãs Humildes Servas do Senhor, no dia 19 de março de 1911.
     No dia 25 de abril de 1913, na Colônia Agrícola de Remedello, Pe. Piamarta encerra uma vida inteiramente dedicada ao serviço de Deus e dos irmãos.
    No dia 22 de março de 1986, o Papa João Paulo II reconheceu as virtudes heróicas do Pe. Piamarta. Ele viveu as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade, e as virtudes morais: Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, em grau heróico.
     No dia 12 de outubro de 1997, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa João Paulo II proclamou Bem-Aventurado o Padre Piamarta.
    Com a sua Beatificação, o Papa João Paulo II o doa como pai aos Jovens, o indica como exemplo aos sacerdotes e religiosos, o propõe como modelo para os educadores, o apresenta como intercessor das famílias e o oferece como protetor dos trabalhadores.
     Foi declarado santo pelo Papa Bento XVI, na Santa Missa de Canonização de sete beatos da Igreja na Praça São Pedro que foi celebrada no domingo 21 de outubro de 2012.



Leia trecho da Homilia do Santo Padre, o Papa Bento XVI:

Giovanni Battista Piamarta, sacerdote da Diocese de Brescia, foi um grande apóstolo da caridade e da juventude. Percebia a necessidade de uma presença cultural e social do catolicismo no mundo moderno, por isso se dedicou ao progresso cristão, moral e profissional das novas gerações, com a sua esplêndida humanidade e bondade. Animado por uma confiança inabalável na Providência Divina e de um profundo espírito de sacrifício, enfrentou dificuldades e fatigas para dar vida a diversas obras apostólicas, entre as quais: o Instituto dos pequenos artesãos, a Editora Queriniana, a Congregação masculina da Sagrada Família de Nazaré e a Congregação das Humildes Servas do Senhor. O segredo da sua vida, intensa e ativa, residia nas longas horas que ele dedicava à oração. Quando estava sobrecarregado pelo trabalho, aumentava o tempo do encontro, de coração a coração, com o Senhor. Demorava-se de muito bom grado junto do Santíssimo Sacramento, meditando a paixão, morte e ressurreição de Cristo, para alcançar a força espiritual e voltar a lançar-se, sempre com novas iniciativas pastorais, à conquista do coração das pessoas, sobretudo dos jovens, para levá-los de volta para as fontes da vida. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário